segunda-feira, 1 de abril de 2013

O ENIGMA DO DESAPARECIMENTO DA ARCA DO CONCERTO



( Êxodo 25: 10 a 16 )
25:10 Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
25:11 E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
25:12 E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
25:13 E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
25:14 E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
25:15 As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.
25:16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.
A Arca do Concerto ou Arca da Aliança simboliza a Aliança de Deus com o Povo de Israel;

NOMES ( Sinônimos ) Teológicos da Arca do Concerto ( Êxodo 25: 10 a 16 ):
Arca do Testemunho – Êxodo 25: 22
Arca da Aliança do Senhor – Número 10: 33
Arca do Senhor – Josué 3: 13
Arca Sagrada – 2ª Crônicas 35: 3
Seu objetivo era caracterizar simbolicamente a Presença de Deus no meio do Povo por Ele escolhido para promover o resgate da Humanidade, através do Plano da Salvação, projetado Antes da Fundação do Mundo ( 1ª Pedro 1: 20 ) ( Apocalipse 13: 8 ) ( João 17: 24 )
Na Tipologia Bíblica temos que TIPO é uma relação representativa pré-ordenada que certas pessoas, eventos, objetos e instituições têm com pessoas, eventos e instituições correspondentes que ocorrem numa época posterior na história da Salvação.
Símbolo Bíblico : Algum objeto material representando verdades espirituais;
A Arca do Concerto simbolizava a Presença do Poder de Deus no Anti-Tipo que pré-figurava o Salvador – Jesus;
Anti-Tipo é o cumprimento da pré-figuração


DETALHES SIGNIFICATIVOS
- A Arca não podia ser tocada por mãos humanas, para isso as varas deveriam ser mantidas nas argolas e transportadas pelos ombros dos levitas;
- As argolas simbolizavam o apoio. Sem o apoio das argolas não se podia levar a Arca do Concerto;
- As argolas simbolizam o apoio que precisamos para levar a Presença de Deus ao Pecador;
- Hoje o apoio está caracterizado principalmente pela forma de Jejum e Oração, participação efetiva e contribuição sistemática, além de outros, na Obra da Salvação;
- As varas simbolizavam o meio de transporte pelos ombros dos levitas;
- As varas sobre os ombros simbolizam que os Cristãos precisam carregar e levar pessoalmente o Poder de Deus e a Salvação ao Pecador; Teologicamente a Arca do Concerto simboliza profeticamente a Salvação – Jesus;
- Literalmente, era de madeira de acácia revestida de ouro puro por dentro e por fora para não sofrer a ação do tempo; as argolas eram de ouro e as varas também eram de madeira revestidas de ouro;
- A Arca do Concerto poderia ter sido construída toda de ouro maciço;
- Teologicamente a madeira e o ouro da Arca do Concerto simbolizavam a presença enigmática e profética de Jesus numa condição perene, quando encarnado, através da madeira de acácia (madeira nobre ) e na condição de Divina Majestade através do ouro puro;
O ouro puro simboliza o Divino Esplendor de Deus;
- A Arca do Concerto representava a profética humanidade e Divindade de Jesus, isto é, a condição 100% humana e 100% Divina de Jesus; ( PROFÉTICA );
A Arca do Concerto simbolizava a Onipotência de Jesus, no meio do Povo de Israel, nos fenômenos das águas que jorraram das pedras, das codornizes, do maná, das roupas que não envelheceram, da passagem pelo Rio Jordão, destruição das Muralhas de Jericó, etc, CONTEXTUALIZANDO com a transformação da água em vinho, da multiplicação dos pães e peixes, do domínio sobre o vento, mar e potestades do mau, cura das enfermidades, transfiguração, etc…
A Arca do Concerto em perfeita harmonia com os ditames de Deus era motivo de Vitórias e Bênçãos;
A presença de Jesus na vida do Cristão em perfeita harmonia com suas Palavras e Ordenanças, são motivos de Vitórias e Bênçãos ( João 15: 7 );
” Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito ” – João 15: 7;
- A Arca ficava estacionada dentro da Tenda da Congregação, porém o Povo deveria manter sua atenção nela, como devemos manter em Jesus, pois representava a Ordem de Deus para o deslocamento do Povo;
A Arca em movimento significava Ordem de Partida;
O Discípulo deve manter o seu olhar fixo na Palavra de Deus; A Palavra de Deus em “movimento” caracteriza o Cristão em movimento para o Reino Celestial;
OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS ENVOLVENDO A ARCA DO CONCERTO
- Conduzida pelos Sacerdotes deixou claro o Seu Poder quando do fenômeno da passagem do povo de Israel pelo leito seco do Rio Jordão ( Josué 4: 1 a 24 ). Enquanto ficou estacionada no meio do leito represado, misteriosamente, pré-figura o acontecimento em que os Discípulos exclamam :
“Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem ? ” ( Marcos 4: 41 )
Não foram os pés dos Sacerdotes que ao pisarem as águas do Rio Jordão fizeram que elas ficassem represadas, e sim, a presença poderosa da Arca do Concerto, pré-figurando a presença de Jesus, que enquanto ficou estacionada no meio do leito do Rio ocasionou o Milagre;
- Da mesma forma, é a presença de JESUS na vida do Cristão que produz a afirmação em Isaías 52: 7 – ” Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as Boas Novas, que faz ouvir a paz, que anuncia cousas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião : O teu Deus reina ”
- A Arca do Concerto foi tomada pelos Filisteus em Batalha, em face do pecado de Hofni e Finéias, filho de Eli, Sacerdote e Juiz do Povo de Israel ( 1ª Samuel 4: 1 a 22 );
- A Arca do Concerto é colocada no Templo de Dagom, santuário dos Filisteus, tendo sido transformado em pedaços pela presença da Arca naquele lugar ( 1ª Samuel 5: 1 a 5 );
- A Arca do Concerto é transferida de cidade em cidade dos Filisteus e produzindo castigo severo e morte por onde permanecia ( 1ª Samuel 5: 6 a 12 );
- A Arca do Concerto é enviada para fora da terra dos Filisteus com ofertas de arrependimento em ouro pela culpa, com o objetivo de se livrar dos castigos ( 1ª Samuel 6: 1 a 9 );
- A Arca do Concerto conduzida em carro puxado por duas vacas e sem ninguém para guiá-las saiu misteriosamente da terra dos Filisteus até a terra dos Israelitas, em Bete-Sermes ( 1ª Samuel 6: 10 a 12 );
- A Arca do Concerto é recebida por levitas que oferecem sacrifícios ao Senhor ( 1ª Samuel 6: 13 a 18 );
A Arca do Concerto produz a morte de 70 ( SETENTA ) homens que curiosamente olharam para dentro da Arca do Senhor ( 1ª Samuel 6: 19 a 21 );
O ENIGMA DO SETENTA mais uma vez fica EVIDENTE ; Só não vê quem não quer !
Na Obra de Deus o “curioso” está fadado à “morte”
- A Arca do Concerto fica sob os cuidados de Abinadabe em Quiriate-Jearim, por 20 anos, após uma purificação do Povo, por orientação do Profeta Samuel ( 1ª Samuel 7: 1 a 4 );
- A Arca do Concerto é retirada da casa de Abinadabe, após 20 anos, e colocada em um carro de boi para ser transportada para Jerusalém, por iniciativa de Davi ( 2ª Samuel 6: 1 a 3 );
- A Arca do Concerto provoca a morte de Uzá que colocou a mão nela para que não sofresse danos ao tropeçarem os bois que puxavam o carro ( 2ª Samuel 6: 6 a 9 );
ATENÇÃO : Deus permitiu a morte de Uzá numa demonstração de Zelo, isto é, não se pode dar um “jeitinho” ou proteger uma conduta errada na Obra de Deus;
- A Arca do Concerto, por temor de Davi diante da morte de Uzá, não entrou em Jerusalém, mas ficou na casa de Obede-Edom, por 3 meses, tendo abençoado aquela casa e família ( 2ª Samuel 6: 10 a 11 );
- A Arca do Concerto, enfim, é transportada de forma correta através das varas enfiadas nas argolas e nos ombros de levitas, e assim entrou em Jerusalém, ao mesmo tempo em que se faziam sacrifícios de bois e carneiros cevados ( 2ª Samuel 6: 12 a 14 );
- A Arca do Concerto é colocada numa Tenda, na Cidade de Davi, armada por ordem de Davi, ao mesmo tempo em que se faziam holocaustos e ofertas pacíficas ( 2ª Samuel 6: 15 a 19 );
- A Arca do Concerto é colocada no Santo dos Santos, no Templo edificado por Salomão, após permanecer mais de 20 anos na Tenda da Cidade de Davi ( 1ª Reis 8: 1 a 11 );
- A Arca do Concerto permaneceu no Templo edificado por Salomão tendo a Glória de Deus enchido todo o Templo, logo após os Sacerdotes terem deixado o local, numa demonstração de que Deus havia aprovado e estava avisando da grande responsabilidade dos que ministrariam na Sua presença caracterizada pela Arca do Senhor ( 1ª Reis 8: 11 );
- A Arca do Concerto permaneceu no Templo até que, misteriosamente, não se faz menção dela a partir da Queda de Jerusalém pelos Exércitos de Nabucodonosor ( 2ª Reis 24: 1 a 17 );
- A Arca do Concerto não é mencionada em nenhuma das referências sobre os utencílios de ouro, prata e bronze, pertencentes ao Templo, e que foram levados para a Babilônia ( 2ª Reis 25: 1 a 22 );
- A Arca do Concerto, simplesmente, desapareceu dos registros bíblicos. Seu paradeiro, após a destruição do Templo tornou-se um mistério e um ENIGMA ( 2ª Reis 24: 13 ) ( 2ª Reis 25: 8 a 22 );
A ARCA DO CONCERTO E A PRESENÇA SIMBÓLICA DE JESUS
O histórico da Arca do Concerto mostra que simbolicamente representava a Presença de Deus, e, na figura de Jesus – O ONIPOTENTE ( Mateus 28: 18 );
A Arca do Concerto não podia ser tocada, e sim,conduzida pelas varas sobre os ombros dos levitas;
Após ter sido consagrada por Deus, todos os que por algum motivo a tocaram, indevidamente, com exceção dos Sacerdotes que uma vez por ano o faziam, FORAM MORTOS;
Somente o Sumo Sacerdote, uma vez por ano, perfeitamente purificado, conforme ritual em Levítico 16: 34, poderia entrar no Santo dos Santos, onde a Arca do Concerto ficava, para interceder pelo Povo, porém devidamente amarrado por uma corda para ser puxado para fora caso fosse fulminado em decorrência de falta grave (pecado ); O artifício da corda, por precaução, não está na Bíblia, mas sim, nas Tradições;
A morte de Uzá ( 2ª Samuel 6: 7 ) e de 70 homens ( 1ª Samuel 6: 19 ) não deixam dúvidas sobre o revestimento Santo – UNÇÃO – da Arca do Concerto, bem como, o que aconteceu com os Filisteus que se apossaram dela e a levaram para o templo de Dagom feito em pedaços, pela presença da Arca do Concerto ( 1ª Samuel 5: 1 a 4 );
A Arca do Concerto era uma Benção para Israel como foi demonstrada no episódio das Muralhas de Jericó, da Passagem pelo Rio Jordão, das Vitórias sobre os inimigos; ETC…
O desaparecimento da Arca do Concerto só tem explicação pela Ação da Providência Divina;
A destruição de Jerusalém e do Templo, por Nabucodonosor foi por Juízo de Deus, em face do pecado de Israel;
Nabucodonosor foi um instrumento de Juízo usado por Deus ( Jeremias 25: 9 );
Deus permitiu o sofrimento do Povo, em geral, como castigo pelos pecados da desobediência e Idolatria;
Deus usou Nabucodonosor para infligir severo castigo a toda a Nação dos Judeus e 70 anos de Cativeiro aos que foram levados para a Babilônia ( Jeremias 25: 1 a 14 );
Nabucodonosor não estava naquela oportunidade sob Juízo de Deus e por isso Deus não permitiu que a Arca do Concerto fosse tomada e consequentemente infligisse uma devastadora destruição e morte no Exército dos Caldeus;
PENSE NISSO:
Jesus estabeleceu parâmetros para a Sua Igreja, e, querer conduzi-la sob “carros de bois” e não nos “OMBROS”, certamente terá consequências trágicas;
Modismos estão sendo introduzidos na condução da Obra do Senhor, caracterizados por incrementos que estão “dando certo” em prejuízo do absolutamente certo, contrários ao que preceitua a Tipologia Bíblica, simbólica e figurativa, bem como, todo um conjunto de Regras e Práticas;
Certamente os exemplos bíblicos de prevaricação não deixam dúvidas quanto a jurisprudência que deve ser motivo de preocupação;
Os Líderes e Sacerdotes, bem como, o Povo em geral, confiavam que o Templo onde estava a Arca do Concerto era a maior proteção para Israel;
Todos confiavam que jamais Deus iria permitir a destruição do Templo e da Arca do Concerto ( Jeremias 7: 1 a 15 );
“Templo do Senhor, Templo do Senhor, Templo do Senhor é este ” ( Jeremias 7: 4 );
“Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar as abominações ” ( Jeremias 7: 10 );
Nabucodonosor destruiu a Cidade de Jerusalém e o Templo e levou todos os utencílios sagrados para a Babilônia, porém a Arca do Concerto não é mencionada e nem se tem mais notícias dela;
Fica claro que a Arca do Concerto não se encontrava no Santo dos Santos quando foi violado pelos invasores, que teriam sido fulminados, o que não aconteceu, mostrando que a presença de Deus havia deixado aquele Lugar;
A Arca do Concerto desaparece misteriosamente das Escrituras Sagradas e transforma-se num dos mais enigmáticos acontecimentos bíblico;
Lendas, Histórias, Filmes, Etc, têm sido motivo de especulação sobre o seu paradeiro;
CONCLUSÃO
Não era objetivo de Deus exercer Juízo, naquela oportunidade, ao Povo Caldeu, governado por Nabucodonosor, e sim, ao Povo JUDEU;
Tivesse o Exército de Nabucodonosor violado a Arca do Concerto as consequências seriam transcendentais;
Não tenho dúvidas em afirmar que os Sacerdotes do Templo esperavam que os invasores, ao violarem o Santo dos Santos, onde estava a Arca do Concerto, seriam mortos pelo Poder de Deus, como aconteceu com os exemplos anteriores; ( 2ª Samuel 6: 7 ) ( 1ª Samuel 6: 19 )
( 1ª Samuel 5: 1 a 4 );
Fica claro que Arca do Concerto não podia ser removida de seu lugar, pois somente o Sumo Sacerdote podia entrar no Santo dos Santos e sob condições em Levítico 16: 1 a 34 , logo, um único homem não poderia removê-la e os demais Sacerdotes não se atreveriam tocá-la, para removê-la do Santo dos Santos, com o objetivo de escondê-la secretamente;
CONCLUSÃO FINAL
Quando Deus afirma que o Homem foi feito a sua Imagem e conforme a Sua Semelhança está caracterizando que tudo que envolve o Homem em Ciência, capacidade de realização, bem como, o Santuário que foi construído por estrita orientação de Deus ( 1ª Crônicas 28: 19 ) é Imagem e Semelhança do que existe no Reino Celestial, guardadas as devidas dimensões em Lugar, Espaço e Tempo ( Ver o “Reino Paralelo” no Livro Assuntos Polêmicos da Bíblia );
A ARCA DO CONCERTO foi transladada, por Deus, para o Reino Celestial, pelas razões expostas nestas reflexões, e, está no Templo de Deus, o qual podemos discernir teologicamente se entendermos a expressão em Gênesis 1: 26 / Imagem e Semelhança, e, Apocalipse 11: 19:
” E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo” ( Apocalipse 11: 19 )
A Arca do Concerto foi transladada para o Céu; Quem tem experiência com Deus não tem dificuldade de entender este Mistério;
O Ato de Deus transladar a Arca do Concerto para o Reino Celestial deixou o Templo sem a Sua Glória e vulnerável ao Inimigo, isto é, a mercê do Exército de Nabucodonosor;
Sem a Arca do Concerto presente os Judeus ficaram vulneráveis ao ataque do Inimigo;
Teologicamente, o transladar da Arca do Concerto corresponde ao transladar da Igreja – o Corpo de Cristo – no Ato do Arrebatamento
Sem o Corpo de Cristo presente o Mundo vai ficar vulnerável ao ataque do Inimigo – o AntiCristo, isto é, a mercê do Mau;
” Com efeito o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém ” ( 2ª Tessalonicenses 2: 7 ).

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