O propósito de missões é espalhar uma paixão pela supremacia de Deus entre grupos onde não há igreja nativa ou evangelizadora. Isto supõe algo sobre “discípulos” e algo sobre “nações”.
Estes termos são usados em Mateus 28 verso 19: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações”. O que eu afirmo como “discípulos” é que eles são pessoas quem têm visto “a glória de Deus na face de Cristo” - 2 Co 4v6 - , e aqueles que acalentam “Deus em Cristo” como o supremo valor de suas vidas - Fp 3:8.
O que eu afirmo como "nações", é que elas não são geográficas, países divididos politicamente, mas são “tribos, línguas, povos e grupos étnicos” - Ap 5v9; 7v9. Baseado nestas duas afirmações, então, o propósito de missões é espalhar a paixão pela supremacia de Deus entre grupos de pessoas onde não existe igreja nativa ou evangelizadora.
De acordo com um grupo de pesquisa - Joshua Project, 2000 - em Junho deste ano existiam 579 povos no mundo com população acima de 10.000 pessoas, que não têm nenhum esforço missionário para plantação de igreja entre eles.
Em Julho de 1997, o "Consulta Global sobre Evangelização Mundial" - Global Consultation on World Evangelization- reuniu-se em Pretória, na África do Sul, com o resultado de que todos, com exceção de 172 destes povos, foram alvos de agências missionárias. Isto é um progresso notável em direção ao cumprimento da real tarefa missionária da igreja.
Mas a verdadeira fonte de esperança em missões não são as estatísticas do homem; mas é a promessa de Deus. A saber, Mateus 24 verso 14: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações”. O “dever” de Deus é suportado por Sua onipotência. Este grande trabalho de espalhar a paixão por Deus entre grupos de pessoas onde não há igreja nativa ou evangelizadora não pode falhar. Esta é a grande esperança dos empreendimentos missionários. A Palavra de Deus não falhará.
Mas o preço será muito alto. Não tão alto que isto não valha a pena. Mas muito alto. Jesus expressa isto em Mateus 24 verso 9: "Vocês serão odiados por todas as nações por causa do meu nome". O propósito e a promessa não acontecerão sem o custo da oposição e do sofrimento. Na realidade, o preço não é apenas o resultado mas a estratégia do propósito. Deus tem um certo número de mártires agendados - Ap 6v11. Jesus disse que quando você for preso e levado a presença de governadores, “será para vocês uma oportunidade de dar testemunho” - Lc 21v13. O propósito, a promessa e o preço estão todos unidos.
Você percebeu a frase, “todas as nações”, no propósito, na promessa e no preço?
“Faça discípulos de todas as nações” - Propósito.
“Este evangelho [...] deverá ser pregado [...] para todas as nações” - Promessa.
“Vocês serão odiados por todas as nações” - Preço.
“Este evangelho [...] deverá ser pregado [...] para todas as nações” - Promessa.
“Vocês serão odiados por todas as nações” - Preço.
Eu chamo todos vocês novamente com Hebreus 13 verso 13: “Saiam para fora do acampamento, suportando a Sua desonra”. O que isto tem a ver com você? Isto tem a ver com “todas as nações”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário