quarta-feira, 3 de abril de 2013

Missões Mundiais: O Propósito, a Promessa e o Preço




O propósito de missões é espalhar uma paixão pela supremacia de Deus entre grupos onde não há igreja nativa ou evangelizadora. Isto supõe algo sobre “discípulos” e algo sobre “nações”.

Estes termos são usados em Mateus 28 verso 19: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações”. O que eu afirmo como “discípulos” é que eles são pessoas quem têm visto “a glória de Deus na face de Cristo” - 2 Co 4v6 - , e aqueles que acalentam “Deus em Cristo” como o supremo valor de suas vidas - Fp 3:8.

O que eu afirmo como "nações", é que elas não são geográficas, países divididos politicamente, mas são “tribos, línguas, povos e grupos étnicos” - Ap 5v97v9. Baseado nestas duas afirmações, então, o propósito de missões é espalhar a paixão pela supremacia de Deus entre grupos de pessoas onde não existe igreja nativa ou evangelizadora.

De acordo com um grupo de pesquisa - Joshua Project, 2000 - em Junho deste ano existiam 579 povos no mundo com população acima de 10.000 pessoas, que não têm nenhum esforço missionário para plantação de igreja entre eles.

Em Julho de 1997, o "Consulta Global sobre Evangelização Mundial" - Global Consultation on World Evangelization- reuniu-se em Pretória, na África do Sul, com o resultado de que todos, com exceção de 172 destes povos, foram alvos de agências missionárias. Isto é um progresso notável em direção ao cumprimento da real tarefa missionária da igreja.

Mas a verdadeira fonte de esperança em missões não são as estatísticas do homem; mas é a promessa de Deus. A saber, Mateus 24 verso 14: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações”. O “dever” de Deus é suportado por Sua onipotência. Este grande trabalho de espalhar a paixão por Deus entre grupos de pessoas onde não há igreja nativa ou evangelizadora não pode falhar. Esta é a grande esperança dos empreendimentos missionários. A Palavra de Deus não falhará.

Mas o preço será muito alto. Não tão alto que isto não valha a pena. Mas muito alto. Jesus expressa isto em Mateus 24 verso 9: "Vocês serão odiados por todas as nações por causa do meu nome". O propósito e a promessa não acontecerão sem o custo da oposição e do sofrimento. Na realidade, o preço não é apenas o resultado mas a estratégia do propósito. Deus tem um certo número de mártires agendados - Ap 6v11. Jesus disse que quando você for preso e levado a presença de governadores, “será para vocês uma oportunidade de dar testemunho” - Lc 21v13. O propósito, a promessa e o preço estão todos unidos.

Você percebeu a frase, “todas as nações”, no propósito, na promessa e no preço?

Faça discípulos de todas as nações” - Propósito.
Este evangelho [...] deverá ser pregado [...] para todas as nações” - Promessa.
Vocês serão odiados por todas as nações” - Preço.

Eu chamo todos vocês novamente com Hebreus 13 verso 13: “Saiam para fora do acampamento, suportando a Sua desonra”. O que isto tem a ver com você? Isto tem a ver com “todas as nações”.


Glória.






Em Êxodo 33, nós testemunhamos uma íntima conversa entre Deus e Moisés. Em meio a esse diálogo entre o divino e o humano, Moisés faz um pedido incomum: "Moisés disse: 'Por favor, mostre-me Tua glória'". Porém Deus o responde: "Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer" - v. 18-19. O que exatamente Moisés está pedindo a Deus quando ele pede para ver a Sua 'glória'? E como nós entendemos a resposta de Deus para a pergunta de Moisés?

A pergunta de Moisés para Deus é estranha para nossos ouvidos por causa do nosso entendimento moderno da palavra glória. Para nós, ela é comumente usada em honra concedida a alguém num consenso comum. Por exemplo, quando alguém vai para o campo de batalha, ele espera receber glória, ou seja, ele espera que suas ações na guerra vão arrecadar elogios e honra dos outros. Glória nesse contexto é centrada no homem, e isso pode ser ilusório. Como Montaigne (a.C. 1580) tão apropriadamente diz:

"Dentre todas as ilusões deste mundo, a mais universalmente aceita é concernente a reputação e glória, o que defendemos até mesmo a ponto de desistir de riquezas, descanso, vida e saúde, os quais são válidos e essenciais, para seguir aquele fútil fantasma e mero som que não tem consistência nem substância".

A palavra no hebraico para "glória" é kabob, e no Velho Testamento isso pode se referir a honra que humanos recebem (Por exemplo em Gn 45v13; Et 5v11). Contudo, essa palavra tem um significado muito mais amplo do que meros elogios humanos. A palavra propriamente dita, na linguagem hebraica, significa literalmente "pesado". Isso é frequentemente usado num senso quantitativo: "Então Absalão tinha como costume cortar o cabelo uma vez no ano porque isso era 'pesado' nele" - 2 Sm 14v26; a direção dos carros de faraó ficou "pesada" na perseguição dos israelitas em fuga - Êx 14v25; e as mãos de Moisés estavam "pesadas" quando ele levantou a cajado de Deus na batalha contra os amalequitas - Êx 17v12.

Mas a palavra glória é também empregada num senso qualitativo na Biblia. Isso pode se referir a algo que é pesado, carregado ou cheio de uma qualidade particular ou característica. Frequentemente isso pode refletir a qualidade moral que define a pessoa. Assim, na narrativa de Êxodo, quando chega-se ao o veredicto de que o coração de Faraó é "endurecido", ou literalmente "pesado", isso significa que seu coração é cheio de iniquidade e injustiça. Seu coração é "pesado, carregado" com pecado. Isso define seu próprio ser e caráter.

Quando Moisés pede a Deus para mostrar-lhe a Sua "glória", o líder hebreu está pedindo que Deus se revele assim como Ele é, a saber, a própria essência do Seu ser. O Senhor responde pela proclamação do seu nome, Javé, diante de Moisés. Essa auto-designação em Hebreus literalmente significa "Eu Sou o que Sou", e isso significa três coisas sobre a natureza de Deus.

Primeiro, Deus é auto existente e independente da criação;
Segundo, Ele é imutável, inalterável;
Finalmente, isso implica na eternidade do Seu ser.

O Senhor então responde a Moisés usando a fórmula "Sou o que Sou" - idem per idem - para expressar Sua natureza. Essa fórmula "Sou o que Sou" - "Gracioso... gracioso" e "misericordioso... misericordioso" - significa que Deus é autônomo, Ele é livre para outorgar Sua graça e compaixão para quem Lhe agradar. Isso ressalva a doutrina da Soberania de Deus.

Por que a palavra glória define a própria essência do Ser de Deus, isso passou a ser usado como a própria presença de Deus no meio do Seu povo. Então lemos em Exôdos 16 verso 10 que o povo de Israel olhou para o deserto e a "a glória de Deus apareceu na nuvem". Estudiosos da Bíblia chamam esse tipo de aparição de Deus de a glória shekinah, ou seja, a habitação da presença de Deus com o Seu povo. Essa é a nuvem de glória que vinha e cobria o Monte Sinai quando Deus revelava Sua palavra para Seu povo - Êx 24v15-16. Essa é a nuvem de glória que visitava do Santo dos Santos, tanto no tabernáculo quanto no templo - Êx 40v34-38; 1 Rs 8v10-11. A glória shekinah é um sinal do próprio ser e da essência de Deus residindo no meio do Seu povo.

A maior manifestação da habitação da presença da glória de Deus - essência e ser - no meio do Seu povo é a encarnação de Jesus Cristo. O apóstolo João conta-nos que "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade" - Jo 1v14. A palavra grega que João usa para "habitou" seria para nós algo como um verbo, tabernacular, e isso é uma clara referência a habitação da presença de Deus no tabernáculo ou templo do Antigo Testamento.

A verdade é que "aqui está quem é maior do que o templo" - Mt 12v6. Jesus é a verdadeira glória de Deus.

terça-feira, 2 de abril de 2013

O Dever de Pregar o Evangelho*




Existem aqueles que representam erroneamente a doutrina da eleição desta maneira:

Aqui estou eu, sentado à mesa com minha família para o café. É uma noite fria de inverno e lá fora na rua estão alguns pobres mendigos famintos e crianças. Eles vêm, batem na porta e dizem:

- "Nós estamos com tanta fome Senhor. Oh, nós estamos com tanta fome e frio, estamos famintos, você não nos daria algo para comer?".
- "Dar à vocês algo para comer? Não! Vocês não pertencem a este lugar, saiam daqui".

Hoje em dia as pessoas dizem que isto é o que eleição significa. Deus serviu o banquete do evangelho e alguns pobres pecadores conscientes de sua profunda necessidade, vêm para Deus e dizem: "Tenha misericórdia de nós"; e o Senhor responde: "Não, vocês não estão entre os Meus eleitos".

Agora meus amigos, este não é o ensino da Escritura, nem sequer algo parecido com isso. Absolutamente, esta é uma falsa representação da verdade de Deus. Eu não acredito em nada semelhante meus amigos, e eu não os insultaria pedindo-lhes que viessem noite após noite para escutar algo similar a isto.

1. Compele-os a Entrar

Então agora, aqui está a verdade. Deus serviu o banquete, mas o fato é que ninguém está com fome, ninguém quer vir para o banquete e todos dão uma desculpa para se manterem longe do banquete. E quando eles são convidados a virem, eles dizem: "Não, nós não queremos" ou "Nós não estamos prontos ainda". Ora, Deus sabia disso desde o princípio, e se Deus não tivesse feito nada além de servir o banquete, cada cadeira à sua mesa ficaria vaga por toda eternidade!

Eu não tenho nenhuma hesitação em dizer que não há nenhum homem ou mulher nesta igreja hoje à noite, se não aqueles que deram desculpas, vez após vez, antes de se achegarem pela primeira vez a Cristo. Vocês são apenas como os outros. Vocês deram desculpas, assim como eu. E se Deus não tivesse feito nada além de servir o banquete, todas as cadeiras estariam vazias; por conta disto, o que vocês lêem na parábola de Lucas 14? Porque o banquete não estava cheio de convidados, Deus enviou Seus "servos". Oh, coloquem seus óculos. Não diz "servos", diz Deus enviou Seu "servo" e ordenou-Lhe que os "compelisse" a entrar, a fim de que Seu banquete estivesse cheio de convidados. Não existe nenhum homem ou mulher nesta igreja nesta noite, ou em nenhuma outra igreja, que algum dia se assentaria às bodas do Cordeiro, a não ser que tenha sido compelido a entrar - compelido por Deus.

Bem - você dirá - o que você quer dizer por "compelir"?

Eu quero dizer que Deus teve que subjugar a resistência da sua vontade. Deus teve que vencer a relutância de seu coração. Deus teve que sobrepujar seu amor pelos prazeres, os quais você amava mais do que a Deus, e seu amor pelas coisas deste mundo, as quais você amava mais do que a Cristo. Eu quero dizer que Deus teve que usar o Seu poder e trazer você.

Se qualquer um de vocês sabe alguma coisa de grego ou tem uma concordância Strong¹, observe o verbo no grego para "trazer" em João 6 verso 44: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia", isto significa "usar violência". Isto significa arrastar à força. Não existe um erudito em grego na face da terra, que possa contestar esta definição - no sentido de sustentá-la com provas. Essa é a mesma palavra do grego que é usada em João 21 quando eles arrastaram a rede para a praia quando cheia de peixes (v. 11). Eles tiveram de puxar com toda a força que tinham porque a rede estava cheia de peixes. Eles tiveram que arrastá-la, sim, meu amigo, e é assim que você foi trazido para Cristo.

Você pode não ter se conscientizado disto. Você pode não ter entendido dentro de si mesmo o que estava acontecendo. Mas cada um de nós era um rebelde contra Deus, lutando contra Cristo e resistindo a Seu Espírito Santo. Deus teve de aplicar força e derrotar esta resistência para trazer-nos aos nossos joelhos. E se qualquer um de vocês contestar esta forte linguagem, então eu estou aqui para te dizer que você não acredita no ensino da Escritura sobre a absoluta depravação do homem.

O homem está perdido, e o homem está morto em delitos e pecados, por natureza. Ouçam, não é simplesmente que o homem está doente e precisa de um pouco de medicamento. Não é simplesmente que o homem é ignorante e precisa de  um pouco de ensino. Não é simplesmente que o homem está fraco e precisa de um pouco de esperança. O homem está morto, morto em seus delitos e pecados, e somente um imenso poder vindo do céu, poderá ressuscitá-lo e trazê-lo da morte para a vida. Este é o evangelho em que eu creio, e eu não prego o evangelho porque eu creio que o pecador tem poder em si mesmo para responder à ele.

Bem - você dirá - então qual é a utilidade da pregação do evangelho se o homem está morto? Qual é a utilidade em pregá-lo?

Eu lhes contarei. Ouçam! Aqui estava um homem com uma mão mirrada, paralisada, e Cristo disse: "Estende a tua mão" - Lc 6v10. Esta era a única coisa que ele não poderia fazer! Cristo disse para ele fazer uma coisa que era impossível em si mesma.

Bem - então você dirá - por que Cristo falou para ele estender a mão?

Porque o poder divino acompanhou a própria palavra que ordenou-lhe fazer isto! Poder divino  tornou isso possível. O homem não poderia ter feito isto por si mesmo. Se você pensa que ele poderia, você está prestes a ir parar no hospício. Eu não me importo quem você seja. Qualquer homem ou mulher aqui, que pensa que este homem era capaz de esticar seu braço paralisado pelo esforço de sua própria vontade, está prestes a ir parar no hospício!

Como pode o paralítico mover-se?

Bem, eu lhes darei algo mais forte do que isto. Vocês precisam de algo forte hoje, vocês precisam mais do que um leite fraco. Vocês necessitam de um alimento forte, um alimento sólido, se de alguma forma vocês querem ser edificados, crescerem e se tornarem fortes no Senhor e na força de Seu poder.

Aqui está um homem que está morto e enterrado, seu corpo já está em decomposição de modo que está cheirando mal. Lá estava ele na sepultura e então alguém veio na entrada da cova e disse: "Lázaro, sai para fora" -Jo 11v43. Se aquela pessoa fosse qualquer outra a não ser o próprio Deus manifestado em carne, ela provavelmente estaria lá até agora chamando: "Sai para fora". Qual, na face da terra, seria a utilidade de falar para um homem morto vir para fora? Nenhuma, a não ser que Aquele que proferisse esta palavra, tivesse o poder para fazer dela uma palavra útil.

Neste momento então meus amigos, eu prego o evangelho para pecadores, não porque o pecador tem algum poder em si mesmo para responder. Até mesmo porque, eu não acredito que algum pecador tenha capacidade em si mesmo. Mas Cristo disse: "As palavras que eu lhes disse são espírito e vida" - Jo 6v63. Pela graça de Deus, eu vou adiante pregando esta Palavra, porque esta é uma palavra de poder, uma palavra do Espírito, uma palavra de vida. O poder não está no pecador, está na Palavra, quando Deus, o Espírito Santo, deseja usá-la. E meus amigos, eu lhes digo com toda a reverência, se Deus me falasse neste Livro para ir e pregar para árvores - Sim Senhor; eu iria!

Deus uma vez disse a um de seus servos para ir e pregar para ossos, e ele foi. Eu me pergunto se você teria ido! Sim, este ato teve uma aplicação local como também uma futura interpretação profética.

2. Pregue o Evangelho a Toda Criatura

Neste momento a questão surge novamente: Por que nós devemos pregar o evangelho para toda criatura, se Deus elegeu apenas um determinado número para ser salvo?

A razão é porque Deus nos ordenou que o fizesse. Bem - você dirá - mas isto não me parece sensato visto que não tenho nada a ver com isso. Sua obrigação é obedecer a Deus e não discutir com Ele. Deus nos ordenou que pregássemos o evangelho a toda criatura, isto significa o que diz - Toda criatura -  e isto é algo sério.

Cada cristão nesta sala hoje à noite, ainda terá que responder a Cristo, o porquê de não ter feito tudo o que estava ao seu alcance para transmitir este evangelho a toda criatura! Sim, eu acredito em missões - provavelmente mais do que a maioria de vocês - e se eu pregasse para vocês sobre missões, provavelmente eu os acertaria com mais força do que eu os acertei até aqui.

A grande maioria do povo de Deus que professa acreditar em missões, está apenas brincando. Eu ouso dizer de nossas denominações evangélicas de hoje em dia, que nós estamos apenas brincando de missões - essa é a verdade. Pense nisto, neste séc. XX, quando viajar é tão fácil e barato, existem bíblias impressas em quase todas as línguas debaixo do céu; por que meus amigos - enquanto nós estamos sentados aqui nesta noite - quase metade da raça humana, nunca ouviu falar de Cristo? E nós  teremos que responder a Cristo por isso também²!

Você terá que responder e eu também. Oh sim, eu acredito na responsabilidade do homem. Eu não acredito no “livre-arbítrio” do homem, mas eu acredito na responsabilidade humana, e na responsabilidade dos cristãos em dobro. Creio que cada um de nós nesta noite, terá de encarar Cristo e olhar para seus olhos como uma chama flamejante e Ele nos dirá: "Eu confiei a você Meu evangelho. Este lhe foi confiado como uma 'responsabilidade' - v. 1 Ts 2v4 - É exigido dos mordomos que cada um se encontre fiel.

Oh meus amigos, nós estamos brincando com as coisas. Nós não temos levado a religião a sério, nenhum de nós. Nós professamos acreditar na vinda de Cristo e professamos acreditar que a razão do porquê Cristo não voltou ainda, é porque Sua igreja, Seu corpo, ainda não está completo. Acreditamos que quando Seu corpo estiver completo Ele voltará. Meus amigos, Seu “corpo” nunca, nunca estará completo até que o último de Seus eleitos seja chamado, e Seus eleitos são chamados por meio da pregação do evangelho, pelo poder do Espírito Santo. Se você verdadeiramente anseia que Cristo volte logo, então você deveria estar mais atento às suas responsabilidades em relação a levar ou transmitir o evangelho aos pagãos!

A palavra de Cristo - e esta é a palavra de Cristo para nós - é “'Ide' por todo o mundo e pregai o evangelho”. Ele não diz: “Envie”. Ele diz: “Ide”. E você terá que responder a Cristo também, o porquê você não foi!

Bem - você dirá - você quer dizer que todos nós aqui, nesta noite, deveríamos ir para o campo missionário?

Eu não disse isso, eu não sou o juiz dos homens. Muitos de vocês aqui, nesta noite, tem uma boa razão que satisfará a Cristo do porquê vocês não foram. Ele lhes deu um trabalho para fazerem aqui. Ele os colocou em uma posição aqui. Ele os deu responsabilidades para serem executadas aqui. Mas cada cristão que é livre para ir, mas não vai, terá que responder à Cristo por isto também.

Ide por todo o mundo”.

Bem - então você dirá - onde eu devo ir?
- "Oh, isto é muito fácil".
- "Você disse fácil?"
- "Sim, eu quis dizer que é muito fácil!"

Nada é mais fácil no mundo do que saber onde você deve iniciar o trabalho missionário. Você tem esta resposta em Atos 1 verso 8: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, - que é a cidade onde eles estavam - em toda a Judéia - que é o estado onde a cidade se encontrava - e Samaria, - que é o estado vizinho - e até os confins da terra".

Se vocês desejam começar o trabalho missionário, vocês precisam começar em sua cidade³. Meus amigos, se vocês não  estão interessados na salvação dos chineses em Sidney, então vocês realmente não estão interessados na salvação dos chineses na China. E estão apenas enganando a si mesmos se pensam estar! Oh, eu estou dando nome aos bois esta noite.

Se vocês estão aflitos com relação as almas dos chineses na China, então vocês estarão igualmente aflitos com relação aos chineses aqui em Sidney. E eu me pergunto quantos neste prédio hoje, já fizeram algum esforço real para alcançar a China em Sidney com o evangelho.

Então eu me pergunto... Eu me pergunto quantos aqui, nesta noite, tem ido à Casa da Bíblia em Sidney e dito ao gerente: "Você tem algum Novo Testamento em chinês?" ou, "Você tem alguns evangelhos de João em chinês?" "Quanto custa a dúzia? E o cento?" Eu me pergunto quantos de vocês compraram mil ou cem, e então foram até as casas do bairro chinês e disseram: "Meu amigo, este é um pequeno presente que fará bem a sua alma se você lê-lo".

Ah, meus amigos, nós estamos brincando de missões, isso não passa de uma farsa, isso sim!

"Ide" é a primeira ordem.
- "Ir onde?"
- "Àqueles ao meu redor."
- "Ir com o quê?"
- "O evangelho!"

Bem - você dirá - mas por que eu deveria ir?
- "Porque Deus lhe ordenou!"

Bem - você dirá - qual é a utilidade de fazer isso se Ele escolheu apenas alguns?
- "Porque o evangelho é o meio que Deus usa para chamar Seus próprios eleitos. Este é o porquê!"

Você não sabe, eu não sei, ninguém na terra sabe quais são os eleitos de Deus e quais não são. Eles estão espalhados pelo mundo, portanto nós devemos pregar o evangelho para toda criatura, para que o evangelho alcance aqueles que Deus selecionou entre suas criaturas.

* De um sermão pregado em Sidney durante seu ministério na Austrália na década de 1920.
1. James Strong. Concordância Exaustiva - Léxico Aramaico Hebraico e Grego.
2. Este parágrafo foi reorganizado devido a uma digressão do pregador, porém seu sentido foi preservado.
3. Embora a ordem seja definitiva, seu desenvolvimento geográfico não o é. E.g. Bairro, cidade, estado e nação.

Eu Os Envio como Ovelhas no Meio de Lobos




"Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios. Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.
O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão. Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.
O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família! Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.
Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!" - Mt 10v16-31.
 
Quando Jesus finalizou a sua grande obra salvadora - entregando sua vida para salvar milhões e milhões de pessoas que acreditariam n'Ele e ressuscitando dos mortos - Ele deu esta ordem aos seus discípulos em Mateus 28 verso 18-20: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Esta ordem - vão e façam discípulos de todos os povos do mundo - é tão válido hoje quanto a promessa que suporta isto: "Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Se a promessa é válida hoje, então a ordem é válida também. E a promessa é válida porque é genuína, Jesus disse "até o fim dos tempos". Logo, até Jesus voltar a promessa nos assegura que Ele estará conosco. Esta promessa é a base da ordem, então a ordem se mantém hoje. Jesus está ordenando-nos - ordenando a Igreja¹ - "Vão e façam discípulos de todas as nações".

A Ambição do Apóstolo Paulo: Missões Pioneiras

O apóstolo Paulo é o missionário mais proeminente do Novo Testamento. Ele deu sua vida em obediência a ordem de Jesus. Ele disse em Romanos 15 verso 20,21: "Fiz esta minha ambição, pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro. Mas antes, como está escrito:'Hão de vê-Lo aqueles que não tinham ouvido falar d’Ele, e O entenderão aqueles que não O haviam escutado'".²

Esta é a diferença entre um evangelista local e um missionário pioneiro. Paulo disse para Timóteo em 2 Timóteo 4 verso 5: "Faça a obra de um evangelista". Isto significa: Assim como o pastor de uma igreja local em um lugar onde o evangelho já criou raízes, continue ganhando pessoas para Jesus. Eles podem saber sobre o cristianismo e viver perto de vários cristãos lá em Éfeso, mas continue evangelizando-os. Conte-lhes o evangelho. Mostre-lhes amor. Continue tentando ganhá-los. Este é o evangelismo local. E todos nós deveríamos ser parte disto.

Mas isso não é o que queremos dizer com missões pioneiras. Missões pioneiras é o que Paulo fez: "Fiz esta minha ambição, pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro". Missões pioneiras é adentrar uma cultura para plantar a igreja onde o evangelho não está enraizado. Esta ordem ainda é válida para nós hoje. O trabalho não está pronto. E a palavra de nosso ressureto rei Jesus é obrigatória para nós hoje, tanto quanto era quando Ele a deu pela primeira vez.

Povos Não Alcançados

Este é o motivo pelo qual falamos dos povos não alcançados. O website mais prestativo que eu conheço para conhecer e pesquisar os povos não alcançados do mundo é o Joshua Project. Ele lista um total de 15.965 grupos de pessoas no mundo. Destes, 6.434 continuam não alcançados, definindo não alcançados como um "grupo de pessoas entre os quais não há comunidade nativa de cristãos confessos com números e recursos suficientes para evangelizar este grupo" - o que significa, em sua definição, menos que 2% de cristãos evangélicos.

Por isto Jesus deu a ordem para nós fazermos discípulos em todos estes grupos e Paulo esboçou aquilo que as missões pioneiras devem ser, tornando-se sua ambição proclamar o evangelho onde a igreja ainda não estava plantada. Hoje a ordem continua - "Façam discípulos de todas as nações" -, a promessa continua - "E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" - e os suportes são eternos - "Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele" - João 3v36.

Quem Irá?

Então a questão é, "Quem irá? Quem proclamará o evangelho de Jesus Cristo onde a igreja ainda não está plantada e florescendo? Eu deveria ir?". Eu me pergunto isto pelo menos uma vez por ano. E eu digo seriamente. Eu estou desejando ir. Eu penso que todos os seguidores de Jesus são compelidos pelos laços de amor e obediência a dizerem: "Estou disposto a seguir Você, para onde quer que me leve." Todos os crentes em Jesus deveriam dizer: "Eis-me aqui, envia-me, se esta for a Sua vontade".

Não é a vontade do Senhor que todos os Seus seguidores sejam missionários pioneiros. Mas alguns Ele chama. Como Ele o faz é algo maravilhoso e misterioso. Ninguém pode explicar como a obra de Deus em sua vida elevou-se a um chamado convincente para missões. Esta é a obra do Espírito Santo, e ela é admirável e insondável aos nossos olhos. Entretanto sabemos, pela Escritura, pela história e pela experiência da igreja, que um dos instrumentos de Deus utilizados para despertar um chamado convincente para missões, é a pregação da Palavra de Deus. E especialmente a pregação de passagens da Escritura que descrevem a ordem, seus sacrifícios e bençãos. Então é isso que eu quero fazer no tempo que nos resta.

A Vinda do Filho do Homem para Julgar Israel³

Em Mateus 10, verso 16 ao 23, Jesus está falando aos Seus discípulos o quanto custaria para eles serem testemunhas fiéis e fazerem discípulos nos anos vindouros; e quais as bençãos que eles poderiam contar para sustentá-los. O texto refere-se diretamente aos próximos quarenta anos após Sua partida, porém seu princípio é verdadeiro para o restante da era. Ele disse no verso 23: "Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem". Eu não entendo a "vinda do Filho do Homem" deste verso como a segunda vinda de Cristo. Se fosse isto, este texto seria falso.

Assim como o Novo Testamento fala da vinda do Reino de Deus em diversas etapas e manifestações, isso também auxilia-nos a pensar na vinda do Filho do Homem em  diversas etapas e manifestações. Ele veio ao mundo pela primeira vez e morreu; Ele veio como o Cristo ressureto dos mortos; Ele veio em julgamento na destruição de Jerusalém pelos exércitos romanos em 70 d.C; Ele veio em poder de tempos em tempos nos Grandes avivamentos. E Ele virá corporalmente visível no final dos tempos. Por isso eu entendo que Mateus 10 verso 23 provavelmente refere-se a vinda do julgamento em 70 d.C. "Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que o Filho do homem venha para julgar Israel" - o que aconteceu de forma decisiva quarenta anos mais tarde.

Uma Testemunha Destemida Diante do Perigo

Entretanto, o fato que estes versos referem-se diretamente a obra de propagar o evangelho as pessoas não alcançadas entre 30 e 70 d.C, não significa que eles são irrelevantes para nós. O que Jesus disse sobre o custo e as bençãos do encargo missionário nestes versos são verdadeiros hoje. E seu ponto principal é claro como o cristal: Sejam testemunhas destemidas diante do perigo. Minha oração, enquanto eu dirijo sua atenção a isso, é que o Espírito Santo use isto para despertar ou confirmar o chamado d’Ele em sua vida.

Seis Custos de Missões Pioneiras

Este texto fala por si mesmo poderosamente. Portanto deixe-me, sem muitos comentários, focar nossa atenção em seis custos e dez bençãos de estar na linha de frente das missões pioneiras. Estas dificuldades são o tipo de coisa que nós deveríamos esperar hoje, mesmo se na paciência de Deus nós sejamos poupados de algumas delas.  Primeiro os custos.

1. O custo de ser preso pelas autoridades. Versos 16 a 18: "Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios.

2. O custo da traição familiar. Verso 21: "O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão". Este é quase inacreditável: Pais e filhos serão tão hostis a fé cristã que eles desejarão a morte um do outro ao invés de crerem.

3. O custo de ser odiado por todos. Verso 22: "Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo". Sejam cuidados para não elevarem o evangelismo amigável ao ponto onde este texto faça o evangelismo impossível. Você será odiado por todos não significa: Você não pode fazer evangelismo.

4. O custo de ser perseguido e expulso da cidade. Verso 23: "Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro".

5. O custo de ser caluniado. Verso 25b: "Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!". Jesus morreu em nosso lugar a fim de que escapássemos da ira de Deus, não da ira do homem. Ele foi chamado para sofrer por causa da propiciação, nós somos chamados para sofrer  por causa da propagação.

6. O custo de ser morto. Verso 28: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma". Portanto eles podem matar o corpo. E as vezes irão. Nunca eleve segurança em missões ao ponto onde você suponha que se um de nossos missionários for morto, nós cometemos um erro. Jesus disse claramente em Lucas 21 verso 16: "Vocês serão traídos até por seus pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte".

Por dois mil anos, milhares de missionários - pessoas sem nome das quais o mundo não é digno - pagaram este preço e colocaram suas vidas em risco, para alcançarem os perdidos com a única mensagem de salvação no mundo. E a razão pela qual eles foram capazes de fazer isto, é porque as bençãos compensam os custos.

Dez Bençãos de Missões Pioneiras

Que o Senhor faça essas dez bênçãos que estou prestes a citar, superarem todos os seus medos e dar-lhe uma paixão por conhecê-Lo desta maneira.

1. A benção de ser enviado por Cristo. Verso 16: "Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas". "Eu os estou enviando". Isto é algo profundamente gratificante, ser enviado pelo Cristo vivo para a Sua obra.

2. A benção de receber palavras do Espírito de Deus. Versos 19 e 20: "Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês". Que coisa maravilhosa é sentir a presença e o poder do Espírito em sua vida, te dando as palavras que você precisa.

3. A benção de experimentar o cuidado paternal de Deus. Verso 20b: "Pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês". Jesus deixou explícito que aquele que cuida de você é seu Pai no céu. Você pode ter que deixar pai e mãe para ser um missionário, mas você sempre terá um Pai que cuida de você.

4. A benção da salvação no final de tudo. Verso 22b: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo". Quando todos os custos forem pagos, nós teremos o grande final da salvação. Seremos ressuscitados dos mortos sem tristeza, dor ou pecado. Nós veremos Cristo, entraremos em Sua alegria e ouviremos Suas palavras, apesar de todas as nossas imperfeições: "Ótimo trabalho!".

5. A benção de saber que o Filho do Homem está vindo em juízo e misericórdia. Verso 23b: "Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem". Este era um grande incentivo para os discípulos perseguidos. Jesus vem no momento certo, em julgamentos históricos e libertações, e Ele virá no último dia e reivindicará todo o Seu povo.

6. A benção de pertencer a família de Jesus. Verso 25b: "Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!". Qualquer que seja a rejeição que possamos experimentar, Jesus quer ter a certeza que nós sempre estaremos cientes: Está rejeição é um sinal que você é meu. Você faz parte da minha família.

7. A benção de saber que a verdade triunfará. Verso 26: "Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Não há nada nada oculto que não será conhecido. Por um tempo neste mundo, as pessoas escarnecerão sua proclamação da verdade. Eles é que vão dizer "o que é a verdade"! Mas saiba disto e apegue-se a esta benção: A verdade será conhecida. Sua proclamação será reivindicada. "Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Conte com isto. Aquilo que é ridicularizado agora será escrito no céu um dia. E um minuto desta reinvidicação diante de todos os seus inimigos, fará cada ato de paciente sofrimento valer a pena.

8. A benção de ter uma alma imortal. Verso 28a: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma". A alma dos cristãos é indestrutível. "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida" - Jo 5v24. Nós já passamos da morte para a vida. Henry Martin, que foi missionário na Pérsia, disse que ele era imortal até que seu trabalho na terra fosse concluído. Verdade. E ele teria também concordado que no sentido mais completo: Você é imortaldepois que seu trabalho na terra é concluído. Este é o ponto de Jesus aqui.

9. A benção de ter um Pai celestial que soberanamente rege os menores detalhes da vida. Verso 29: "Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês". Jesus mencionou a queda de um pardal no chão porque nada parece mais insignificante do que isso. No entanto, Deus Seu Pai, supervisiona e rege isto. Então você pode sempre saber que seu Pai que te ama como seu precioso filho, supervisiona e rege cada detalhe de sua vida.

10. A benção de ser valorizado por Deus. Verso 31: “Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais”!  Deus não despreza Seus filhos. Ele valoriza Seus filhos por causa de duas razões: Uma, é que em união com Jesus Cristo toda a perfeição d’Ele é imputada a nós. A outra, é que pelo Espírito nós somos seres transformados de um grau de glória para outro, e Deus ama a obra da santificação de Suas próprias mãos. Ele deleita-se naquilo que nós estamos nos transformando.

O chamado de Deus para Missões Pioneiras

Como Deus chama pessoas para darem suas vidas em missões? Ele faz isso - juntamente com outras influências - por intermédio do misterioso e maravilhoso despertar de um temeroso e conquistador desejo para a obra através da pregação de Sua palavra. Ele faz isto ajudando-nos a considerar os custos para que não haja uma ingenuidade romântica sobre missões. E Ele faz isto enchendo-nos com um anseio por conhecer essas bençãos plenamente.

Para muitos de vocês, Deus tem feito isso por algum tempo, e esta mensagem é um sinal para o que já foi feito. Para outros de vocês , esta mensagem tem despertado um novo senso de chamado, e você realmente acredita que Deus está te movendo a ir.

Que o Senhor confirme a obra d’Ele em sua vida.

1. No texto original o autor cita a igreja a qual pastoreia - Bethlehem Baptist Church.
2. Tradução livre. Todas as outras citações bíblicas deste artigo foram extraídas da Nova Versão Internacional.
3. Não abraçamos o sistema escatológico defendido pelo autor.