sábado, 7 de setembro de 2013

A essa pedra, que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular … Salmos 118:22

O que é Pedra angular?



Simples, é o firme fundamento que qualquer homem pode e precisa ter na vida.
Segundo a bíblia de estudo Almeida, A pedra angular é a que forma a esquina mais notória de um edifício. Outros como a pedra que coroa o edifício. Talvez esse post devesse ser escrito por um engenheiro, que saberia muito bem fazer um paralelo sobre a pedra angular em uma construção, e a pedra angular na vida de um homem. Graças ao Senhor, tenho conseguido entender muito bem a segunda, mas tentando entender a primeira, podemos fazer um paralelo.
Uma pedra angular na construção de um edifício, seria a base sólida que ele necessita para conseguir chegar as milhares de alturas programadas, sem contudo, derribar. Seria o elemento essencial que dá existência a aquilo que chamamos de fundamento da construção, e sem ele, nada seria.
A bíblia fala sobre uma pedra angular, na verdade, sobre a pedra angular. E é por isso que ela é a razão principal deste blog, e também, de minha vida. Vamos começar a falar sobre ela lá do antigo testando, porém já retratando sobre a nova aliança, a qual vivemos ou deveríamos viver nos tempos de hoje:
Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.” (Isaías 28:16)
Aqui temos nosso Deus, é o nosso Pai lá do Céu, que durante toda a bíblia passou o tempo inteiro chamando os seus filhinhos amados para retornar aos seus braços e gozar de sua presença, falando ao seu povo, ao povo dominador, falando ao povo daquele tempo através do profeta Isaías que o Senhor traria em meio aquele povo, uma pedra angular, capaz de alcançar o mais grande propósito que poderia existir, um firme fundamento para os que querem paz e segurança.
Já há aproximadamente 6 séculos após este relato, vemos Paulo, que já conhecera essa pedra angular, dando seu testemunho, declarando que fiel é esta palavra:
Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.” (Romanos 9 : 33; cf tb Is 8 : 14)
Vejam bem, Deus anuncia aquele que traria paz e segurança como pedra de tropeço, rocha de escândalo. Queridos, isso é muito importante, porque as pessoas adoram definir Deus a sua maneira torta e pequena de entender as coisas, mas Deus deixa claro, que aquilo que provém dele traria tropeço, escândalo, por que? Por que Deus é ruim, e quer confundir a nós? Não! Mas sim porque nossa índole é má, e somos apegados aos erros, aos pecados.
Mas a boa nova de tudo é: aquele que nela crê, não será confundido. Que maravilha! Isso quer dizer que se nosso solo for fértil, a semente produzirá frutos inconfundíveis e incomparáveis.
Então como deveria ser, ou qual o caminho certo para alcançarmos aquilo que estamos ainda tentando entender? O apóstolo Pedro nos explica que precisamos nos despojar de toda maldade e dolo, de hipocresias e invejas e de toda sorte de malidicências (1Pe 2:1), ou seja, limpar o nosso coração em primeiro lugar, em outras palavras, tirar tudo aquilo que deixa nosso entendimento humano torto pela ação de nossa essência.
Em segundo, e a melhor parte, desejar ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação [através da pedra angular]se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (1Pe 2:2-3) Olha que interessante isso, precisamos buscar a essência dessa pedra com um genuíno desejo, verdadeiro, sincero e ardente, mas para isso, existe é um pré-requisito: saber que o Senhor é bom? Saber por saber, porque é lógico, porque sempre disseram? Não! Através da experiência.
Queridos, somente depois de ter uma experiência verdadeira e sincera com Deus, vemos que o que é chamado na bíblia de bom, tem um sentido apenas explicativo daquilo que verdadeiramente é. É algo tão sublime, que joga no chinelo todos os nossos “achismos” e passamos a conhecer um pouco da verdade que liberta.
Continuando esse texto de Pedro, vemos ele dizer: chegando-vos para ele, a pedra que viverejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa (1Pe 2:4), e com isso percebemos que esse texto continua real, atual, e notório se faz aquilo que muitas vezes não queremos ver. Essa pedra, foi e continua sendo, rejeitada pelos homens. Uma rocha de escândalo, que não veio passar a mão na cabeça e dizer para continuarmos sofrendo, mas sim para sermos mais que vencedores, firmados em uma rocha que é mais alta do que eu!
Aqui percebemos que os homens rejeitaram, continuam rejeitando, e provavelmente você mesmo rejeite, e saiba que isso é normal, mas não é a posição que deve tomar ou permanecer. Esse texto diz que essa pedra vive, e o que isso quer dizer? Que não morreu, ok, é uma interpretação, mas há outra. Tudo que vive, produz ações, ou seja, faz-se manifestar em nosso mundo material, o que quer dizer que pode produzir ações sobre a sua vida, e especificamente neste caso,ser apta para te trazer um novo fundamento, uma nova base, para uma nova vida, com novas atitudes e ações, retornando novos sentimentos, sentidos e opções para uma vida de paz e segurança.
Amados, precisamos entender que se é normal, provavelmente você mesmo esteja nesta posição, e esta palavra te chama a refletir sobre isso, e convida a uma nova postura, atitude e experiência.
também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Por isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.” (1Pe 2 : 5-6)
Somos pedras que vivem, pedras que firmandas na pedra angular, nos torna uma casa espiritual, com o propósito de desenvolver santidade, tendo portanto, atitudes, ações e experiências que agradam a Deus. Então, escolhendo essa atitude, de maneira alguma seremos envergonhados, nem pelos outros, nem por nós mesmos.
A grande mentira que existe é a de que santidade significa algo inatingível e que é alcançada através de desgostos, sofrimentos, penitências, lamúrios, coisas que “enchem o saco”! Queridos, vamos lá, pense em algo bom? Agora pense em algo muito bom! Agora na melhor coisa que já experimentou! Agora eu te pergunto, sinceramente, você realmente acredita que isso é melhor do que conhecer a intimidade de Deus? De conhecer a essência de Deus? De participar um pouquinho de sua graça e sua glória?
A palavra de Deus nos diz que Ele tem planos de paz e não de causar danos, ou nos levar a caminhos que venhamos a nos arrepender ou nos deixar envergonhados. Nosso Deus em sua infinita bondade nos deu uma pedra angular, a saber Jesus Cristo, no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito (Efésios 2: 20-22). Você consegue entender isso querido? Nós sofremos em todas as áreas da vida, porque em uma somos vazios. Quando buscando preencher esta área que é a presença de Deus, através do único caminho que existe, que vive, e que serve justamente para nos firmar e capacitar a construir este edifício, fazendo-nos habitação do Espírito de Deus, todas as áreas de nossa vida prosperam, de graça em graça, tornando uma casa segura, próspera, e estável, ou seja, sem altos e baixos, mas perene, na vontade de Deus.
Deus nos criou para que pudéssemos ser entes que participam da sua presença, e que maior alegria não existisse, mas que existissem outras grandes alegrias, cujas estas Deus fez questão de fazer com as próprias mãos! Na vida, não há necessidade de abandonar tudo para seguir a Cristo, a não ser que tudo seja para nós, inabandonável, ou seja, peças fundamentais. Mas quando cristo é a esquina mais notória, com certeza veremos que todo o edifício é belo, e prazeroso, e isso eu vos afirmo, em todas as áreas. 
A essa pedra, que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular (Sl 118:22). E essa pedra eu quero para mim, como firme fundamento, que procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos (Sl 118:23). Não a rejeitar como os fariseus e tantos judeus fizeram, mas como um gentio que recebe as boas novas, e recebe dos céus a confirmação de que tornou o meu fundamento, e já não sou mais o mesmo, mas diferente, vencedor de tudo aquilo que outrora me fazia escravo e sem vida, e agora, livre para adorar, livre para ter a vida que Deus nos prometeu, a saber a vida e vida com abundância (ver Evangelho de João 10 : 10).
Lembrem-se de ter a certeza de como continuará edificando a sua vida, porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo(1Coríntios 3 : 11).

www.fb.com/pedradeesquinaangular

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Missões Mundiais: O Propósito, a Promessa e o Preço




O propósito de missões é espalhar uma paixão pela supremacia de Deus entre grupos onde não há igreja nativa ou evangelizadora. Isto supõe algo sobre “discípulos” e algo sobre “nações”.

Estes termos são usados em Mateus 28 verso 19: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações”. O que eu afirmo como “discípulos” é que eles são pessoas quem têm visto “a glória de Deus na face de Cristo” - 2 Co 4v6 - , e aqueles que acalentam “Deus em Cristo” como o supremo valor de suas vidas - Fp 3:8.

O que eu afirmo como "nações", é que elas não são geográficas, países divididos politicamente, mas são “tribos, línguas, povos e grupos étnicos” - Ap 5v97v9. Baseado nestas duas afirmações, então, o propósito de missões é espalhar a paixão pela supremacia de Deus entre grupos de pessoas onde não existe igreja nativa ou evangelizadora.

De acordo com um grupo de pesquisa - Joshua Project, 2000 - em Junho deste ano existiam 579 povos no mundo com população acima de 10.000 pessoas, que não têm nenhum esforço missionário para plantação de igreja entre eles.

Em Julho de 1997, o "Consulta Global sobre Evangelização Mundial" - Global Consultation on World Evangelization- reuniu-se em Pretória, na África do Sul, com o resultado de que todos, com exceção de 172 destes povos, foram alvos de agências missionárias. Isto é um progresso notável em direção ao cumprimento da real tarefa missionária da igreja.

Mas a verdadeira fonte de esperança em missões não são as estatísticas do homem; mas é a promessa de Deus. A saber, Mateus 24 verso 14: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações”. O “dever” de Deus é suportado por Sua onipotência. Este grande trabalho de espalhar a paixão por Deus entre grupos de pessoas onde não há igreja nativa ou evangelizadora não pode falhar. Esta é a grande esperança dos empreendimentos missionários. A Palavra de Deus não falhará.

Mas o preço será muito alto. Não tão alto que isto não valha a pena. Mas muito alto. Jesus expressa isto em Mateus 24 verso 9: "Vocês serão odiados por todas as nações por causa do meu nome". O propósito e a promessa não acontecerão sem o custo da oposição e do sofrimento. Na realidade, o preço não é apenas o resultado mas a estratégia do propósito. Deus tem um certo número de mártires agendados - Ap 6v11. Jesus disse que quando você for preso e levado a presença de governadores, “será para vocês uma oportunidade de dar testemunho” - Lc 21v13. O propósito, a promessa e o preço estão todos unidos.

Você percebeu a frase, “todas as nações”, no propósito, na promessa e no preço?

Faça discípulos de todas as nações” - Propósito.
Este evangelho [...] deverá ser pregado [...] para todas as nações” - Promessa.
Vocês serão odiados por todas as nações” - Preço.

Eu chamo todos vocês novamente com Hebreus 13 verso 13: “Saiam para fora do acampamento, suportando a Sua desonra”. O que isto tem a ver com você? Isto tem a ver com “todas as nações”.


Glória.






Em Êxodo 33, nós testemunhamos uma íntima conversa entre Deus e Moisés. Em meio a esse diálogo entre o divino e o humano, Moisés faz um pedido incomum: "Moisés disse: 'Por favor, mostre-me Tua glória'". Porém Deus o responde: "Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer" - v. 18-19. O que exatamente Moisés está pedindo a Deus quando ele pede para ver a Sua 'glória'? E como nós entendemos a resposta de Deus para a pergunta de Moisés?

A pergunta de Moisés para Deus é estranha para nossos ouvidos por causa do nosso entendimento moderno da palavra glória. Para nós, ela é comumente usada em honra concedida a alguém num consenso comum. Por exemplo, quando alguém vai para o campo de batalha, ele espera receber glória, ou seja, ele espera que suas ações na guerra vão arrecadar elogios e honra dos outros. Glória nesse contexto é centrada no homem, e isso pode ser ilusório. Como Montaigne (a.C. 1580) tão apropriadamente diz:

"Dentre todas as ilusões deste mundo, a mais universalmente aceita é concernente a reputação e glória, o que defendemos até mesmo a ponto de desistir de riquezas, descanso, vida e saúde, os quais são válidos e essenciais, para seguir aquele fútil fantasma e mero som que não tem consistência nem substância".

A palavra no hebraico para "glória" é kabob, e no Velho Testamento isso pode se referir a honra que humanos recebem (Por exemplo em Gn 45v13; Et 5v11). Contudo, essa palavra tem um significado muito mais amplo do que meros elogios humanos. A palavra propriamente dita, na linguagem hebraica, significa literalmente "pesado". Isso é frequentemente usado num senso quantitativo: "Então Absalão tinha como costume cortar o cabelo uma vez no ano porque isso era 'pesado' nele" - 2 Sm 14v26; a direção dos carros de faraó ficou "pesada" na perseguição dos israelitas em fuga - Êx 14v25; e as mãos de Moisés estavam "pesadas" quando ele levantou a cajado de Deus na batalha contra os amalequitas - Êx 17v12.

Mas a palavra glória é também empregada num senso qualitativo na Biblia. Isso pode se referir a algo que é pesado, carregado ou cheio de uma qualidade particular ou característica. Frequentemente isso pode refletir a qualidade moral que define a pessoa. Assim, na narrativa de Êxodo, quando chega-se ao o veredicto de que o coração de Faraó é "endurecido", ou literalmente "pesado", isso significa que seu coração é cheio de iniquidade e injustiça. Seu coração é "pesado, carregado" com pecado. Isso define seu próprio ser e caráter.

Quando Moisés pede a Deus para mostrar-lhe a Sua "glória", o líder hebreu está pedindo que Deus se revele assim como Ele é, a saber, a própria essência do Seu ser. O Senhor responde pela proclamação do seu nome, Javé, diante de Moisés. Essa auto-designação em Hebreus literalmente significa "Eu Sou o que Sou", e isso significa três coisas sobre a natureza de Deus.

Primeiro, Deus é auto existente e independente da criação;
Segundo, Ele é imutável, inalterável;
Finalmente, isso implica na eternidade do Seu ser.

O Senhor então responde a Moisés usando a fórmula "Sou o que Sou" - idem per idem - para expressar Sua natureza. Essa fórmula "Sou o que Sou" - "Gracioso... gracioso" e "misericordioso... misericordioso" - significa que Deus é autônomo, Ele é livre para outorgar Sua graça e compaixão para quem Lhe agradar. Isso ressalva a doutrina da Soberania de Deus.

Por que a palavra glória define a própria essência do Ser de Deus, isso passou a ser usado como a própria presença de Deus no meio do Seu povo. Então lemos em Exôdos 16 verso 10 que o povo de Israel olhou para o deserto e a "a glória de Deus apareceu na nuvem". Estudiosos da Bíblia chamam esse tipo de aparição de Deus de a glória shekinah, ou seja, a habitação da presença de Deus com o Seu povo. Essa é a nuvem de glória que vinha e cobria o Monte Sinai quando Deus revelava Sua palavra para Seu povo - Êx 24v15-16. Essa é a nuvem de glória que visitava do Santo dos Santos, tanto no tabernáculo quanto no templo - Êx 40v34-38; 1 Rs 8v10-11. A glória shekinah é um sinal do próprio ser e da essência de Deus residindo no meio do Seu povo.

A maior manifestação da habitação da presença da glória de Deus - essência e ser - no meio do Seu povo é a encarnação de Jesus Cristo. O apóstolo João conta-nos que "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade" - Jo 1v14. A palavra grega que João usa para "habitou" seria para nós algo como um verbo, tabernacular, e isso é uma clara referência a habitação da presença de Deus no tabernáculo ou templo do Antigo Testamento.

A verdade é que "aqui está quem é maior do que o templo" - Mt 12v6. Jesus é a verdadeira glória de Deus.

terça-feira, 2 de abril de 2013

O Dever de Pregar o Evangelho*




Existem aqueles que representam erroneamente a doutrina da eleição desta maneira:

Aqui estou eu, sentado à mesa com minha família para o café. É uma noite fria de inverno e lá fora na rua estão alguns pobres mendigos famintos e crianças. Eles vêm, batem na porta e dizem:

- "Nós estamos com tanta fome Senhor. Oh, nós estamos com tanta fome e frio, estamos famintos, você não nos daria algo para comer?".
- "Dar à vocês algo para comer? Não! Vocês não pertencem a este lugar, saiam daqui".

Hoje em dia as pessoas dizem que isto é o que eleição significa. Deus serviu o banquete do evangelho e alguns pobres pecadores conscientes de sua profunda necessidade, vêm para Deus e dizem: "Tenha misericórdia de nós"; e o Senhor responde: "Não, vocês não estão entre os Meus eleitos".

Agora meus amigos, este não é o ensino da Escritura, nem sequer algo parecido com isso. Absolutamente, esta é uma falsa representação da verdade de Deus. Eu não acredito em nada semelhante meus amigos, e eu não os insultaria pedindo-lhes que viessem noite após noite para escutar algo similar a isto.

1. Compele-os a Entrar

Então agora, aqui está a verdade. Deus serviu o banquete, mas o fato é que ninguém está com fome, ninguém quer vir para o banquete e todos dão uma desculpa para se manterem longe do banquete. E quando eles são convidados a virem, eles dizem: "Não, nós não queremos" ou "Nós não estamos prontos ainda". Ora, Deus sabia disso desde o princípio, e se Deus não tivesse feito nada além de servir o banquete, cada cadeira à sua mesa ficaria vaga por toda eternidade!

Eu não tenho nenhuma hesitação em dizer que não há nenhum homem ou mulher nesta igreja hoje à noite, se não aqueles que deram desculpas, vez após vez, antes de se achegarem pela primeira vez a Cristo. Vocês são apenas como os outros. Vocês deram desculpas, assim como eu. E se Deus não tivesse feito nada além de servir o banquete, todas as cadeiras estariam vazias; por conta disto, o que vocês lêem na parábola de Lucas 14? Porque o banquete não estava cheio de convidados, Deus enviou Seus "servos". Oh, coloquem seus óculos. Não diz "servos", diz Deus enviou Seu "servo" e ordenou-Lhe que os "compelisse" a entrar, a fim de que Seu banquete estivesse cheio de convidados. Não existe nenhum homem ou mulher nesta igreja nesta noite, ou em nenhuma outra igreja, que algum dia se assentaria às bodas do Cordeiro, a não ser que tenha sido compelido a entrar - compelido por Deus.

Bem - você dirá - o que você quer dizer por "compelir"?

Eu quero dizer que Deus teve que subjugar a resistência da sua vontade. Deus teve que vencer a relutância de seu coração. Deus teve que sobrepujar seu amor pelos prazeres, os quais você amava mais do que a Deus, e seu amor pelas coisas deste mundo, as quais você amava mais do que a Cristo. Eu quero dizer que Deus teve que usar o Seu poder e trazer você.

Se qualquer um de vocês sabe alguma coisa de grego ou tem uma concordância Strong¹, observe o verbo no grego para "trazer" em João 6 verso 44: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia", isto significa "usar violência". Isto significa arrastar à força. Não existe um erudito em grego na face da terra, que possa contestar esta definição - no sentido de sustentá-la com provas. Essa é a mesma palavra do grego que é usada em João 21 quando eles arrastaram a rede para a praia quando cheia de peixes (v. 11). Eles tiveram de puxar com toda a força que tinham porque a rede estava cheia de peixes. Eles tiveram que arrastá-la, sim, meu amigo, e é assim que você foi trazido para Cristo.

Você pode não ter se conscientizado disto. Você pode não ter entendido dentro de si mesmo o que estava acontecendo. Mas cada um de nós era um rebelde contra Deus, lutando contra Cristo e resistindo a Seu Espírito Santo. Deus teve de aplicar força e derrotar esta resistência para trazer-nos aos nossos joelhos. E se qualquer um de vocês contestar esta forte linguagem, então eu estou aqui para te dizer que você não acredita no ensino da Escritura sobre a absoluta depravação do homem.

O homem está perdido, e o homem está morto em delitos e pecados, por natureza. Ouçam, não é simplesmente que o homem está doente e precisa de um pouco de medicamento. Não é simplesmente que o homem é ignorante e precisa de  um pouco de ensino. Não é simplesmente que o homem está fraco e precisa de um pouco de esperança. O homem está morto, morto em seus delitos e pecados, e somente um imenso poder vindo do céu, poderá ressuscitá-lo e trazê-lo da morte para a vida. Este é o evangelho em que eu creio, e eu não prego o evangelho porque eu creio que o pecador tem poder em si mesmo para responder à ele.

Bem - você dirá - então qual é a utilidade da pregação do evangelho se o homem está morto? Qual é a utilidade em pregá-lo?

Eu lhes contarei. Ouçam! Aqui estava um homem com uma mão mirrada, paralisada, e Cristo disse: "Estende a tua mão" - Lc 6v10. Esta era a única coisa que ele não poderia fazer! Cristo disse para ele fazer uma coisa que era impossível em si mesma.

Bem - então você dirá - por que Cristo falou para ele estender a mão?

Porque o poder divino acompanhou a própria palavra que ordenou-lhe fazer isto! Poder divino  tornou isso possível. O homem não poderia ter feito isto por si mesmo. Se você pensa que ele poderia, você está prestes a ir parar no hospício. Eu não me importo quem você seja. Qualquer homem ou mulher aqui, que pensa que este homem era capaz de esticar seu braço paralisado pelo esforço de sua própria vontade, está prestes a ir parar no hospício!

Como pode o paralítico mover-se?

Bem, eu lhes darei algo mais forte do que isto. Vocês precisam de algo forte hoje, vocês precisam mais do que um leite fraco. Vocês necessitam de um alimento forte, um alimento sólido, se de alguma forma vocês querem ser edificados, crescerem e se tornarem fortes no Senhor e na força de Seu poder.

Aqui está um homem que está morto e enterrado, seu corpo já está em decomposição de modo que está cheirando mal. Lá estava ele na sepultura e então alguém veio na entrada da cova e disse: "Lázaro, sai para fora" -Jo 11v43. Se aquela pessoa fosse qualquer outra a não ser o próprio Deus manifestado em carne, ela provavelmente estaria lá até agora chamando: "Sai para fora". Qual, na face da terra, seria a utilidade de falar para um homem morto vir para fora? Nenhuma, a não ser que Aquele que proferisse esta palavra, tivesse o poder para fazer dela uma palavra útil.

Neste momento então meus amigos, eu prego o evangelho para pecadores, não porque o pecador tem algum poder em si mesmo para responder. Até mesmo porque, eu não acredito que algum pecador tenha capacidade em si mesmo. Mas Cristo disse: "As palavras que eu lhes disse são espírito e vida" - Jo 6v63. Pela graça de Deus, eu vou adiante pregando esta Palavra, porque esta é uma palavra de poder, uma palavra do Espírito, uma palavra de vida. O poder não está no pecador, está na Palavra, quando Deus, o Espírito Santo, deseja usá-la. E meus amigos, eu lhes digo com toda a reverência, se Deus me falasse neste Livro para ir e pregar para árvores - Sim Senhor; eu iria!

Deus uma vez disse a um de seus servos para ir e pregar para ossos, e ele foi. Eu me pergunto se você teria ido! Sim, este ato teve uma aplicação local como também uma futura interpretação profética.

2. Pregue o Evangelho a Toda Criatura

Neste momento a questão surge novamente: Por que nós devemos pregar o evangelho para toda criatura, se Deus elegeu apenas um determinado número para ser salvo?

A razão é porque Deus nos ordenou que o fizesse. Bem - você dirá - mas isto não me parece sensato visto que não tenho nada a ver com isso. Sua obrigação é obedecer a Deus e não discutir com Ele. Deus nos ordenou que pregássemos o evangelho a toda criatura, isto significa o que diz - Toda criatura -  e isto é algo sério.

Cada cristão nesta sala hoje à noite, ainda terá que responder a Cristo, o porquê de não ter feito tudo o que estava ao seu alcance para transmitir este evangelho a toda criatura! Sim, eu acredito em missões - provavelmente mais do que a maioria de vocês - e se eu pregasse para vocês sobre missões, provavelmente eu os acertaria com mais força do que eu os acertei até aqui.

A grande maioria do povo de Deus que professa acreditar em missões, está apenas brincando. Eu ouso dizer de nossas denominações evangélicas de hoje em dia, que nós estamos apenas brincando de missões - essa é a verdade. Pense nisto, neste séc. XX, quando viajar é tão fácil e barato, existem bíblias impressas em quase todas as línguas debaixo do céu; por que meus amigos - enquanto nós estamos sentados aqui nesta noite - quase metade da raça humana, nunca ouviu falar de Cristo? E nós  teremos que responder a Cristo por isso também²!

Você terá que responder e eu também. Oh sim, eu acredito na responsabilidade do homem. Eu não acredito no “livre-arbítrio” do homem, mas eu acredito na responsabilidade humana, e na responsabilidade dos cristãos em dobro. Creio que cada um de nós nesta noite, terá de encarar Cristo e olhar para seus olhos como uma chama flamejante e Ele nos dirá: "Eu confiei a você Meu evangelho. Este lhe foi confiado como uma 'responsabilidade' - v. 1 Ts 2v4 - É exigido dos mordomos que cada um se encontre fiel.

Oh meus amigos, nós estamos brincando com as coisas. Nós não temos levado a religião a sério, nenhum de nós. Nós professamos acreditar na vinda de Cristo e professamos acreditar que a razão do porquê Cristo não voltou ainda, é porque Sua igreja, Seu corpo, ainda não está completo. Acreditamos que quando Seu corpo estiver completo Ele voltará. Meus amigos, Seu “corpo” nunca, nunca estará completo até que o último de Seus eleitos seja chamado, e Seus eleitos são chamados por meio da pregação do evangelho, pelo poder do Espírito Santo. Se você verdadeiramente anseia que Cristo volte logo, então você deveria estar mais atento às suas responsabilidades em relação a levar ou transmitir o evangelho aos pagãos!

A palavra de Cristo - e esta é a palavra de Cristo para nós - é “'Ide' por todo o mundo e pregai o evangelho”. Ele não diz: “Envie”. Ele diz: “Ide”. E você terá que responder a Cristo também, o porquê você não foi!

Bem - você dirá - você quer dizer que todos nós aqui, nesta noite, deveríamos ir para o campo missionário?

Eu não disse isso, eu não sou o juiz dos homens. Muitos de vocês aqui, nesta noite, tem uma boa razão que satisfará a Cristo do porquê vocês não foram. Ele lhes deu um trabalho para fazerem aqui. Ele os colocou em uma posição aqui. Ele os deu responsabilidades para serem executadas aqui. Mas cada cristão que é livre para ir, mas não vai, terá que responder à Cristo por isto também.

Ide por todo o mundo”.

Bem - então você dirá - onde eu devo ir?
- "Oh, isto é muito fácil".
- "Você disse fácil?"
- "Sim, eu quis dizer que é muito fácil!"

Nada é mais fácil no mundo do que saber onde você deve iniciar o trabalho missionário. Você tem esta resposta em Atos 1 verso 8: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, - que é a cidade onde eles estavam - em toda a Judéia - que é o estado onde a cidade se encontrava - e Samaria, - que é o estado vizinho - e até os confins da terra".

Se vocês desejam começar o trabalho missionário, vocês precisam começar em sua cidade³. Meus amigos, se vocês não  estão interessados na salvação dos chineses em Sidney, então vocês realmente não estão interessados na salvação dos chineses na China. E estão apenas enganando a si mesmos se pensam estar! Oh, eu estou dando nome aos bois esta noite.

Se vocês estão aflitos com relação as almas dos chineses na China, então vocês estarão igualmente aflitos com relação aos chineses aqui em Sidney. E eu me pergunto quantos neste prédio hoje, já fizeram algum esforço real para alcançar a China em Sidney com o evangelho.

Então eu me pergunto... Eu me pergunto quantos aqui, nesta noite, tem ido à Casa da Bíblia em Sidney e dito ao gerente: "Você tem algum Novo Testamento em chinês?" ou, "Você tem alguns evangelhos de João em chinês?" "Quanto custa a dúzia? E o cento?" Eu me pergunto quantos de vocês compraram mil ou cem, e então foram até as casas do bairro chinês e disseram: "Meu amigo, este é um pequeno presente que fará bem a sua alma se você lê-lo".

Ah, meus amigos, nós estamos brincando de missões, isso não passa de uma farsa, isso sim!

"Ide" é a primeira ordem.
- "Ir onde?"
- "Àqueles ao meu redor."
- "Ir com o quê?"
- "O evangelho!"

Bem - você dirá - mas por que eu deveria ir?
- "Porque Deus lhe ordenou!"

Bem - você dirá - qual é a utilidade de fazer isso se Ele escolheu apenas alguns?
- "Porque o evangelho é o meio que Deus usa para chamar Seus próprios eleitos. Este é o porquê!"

Você não sabe, eu não sei, ninguém na terra sabe quais são os eleitos de Deus e quais não são. Eles estão espalhados pelo mundo, portanto nós devemos pregar o evangelho para toda criatura, para que o evangelho alcance aqueles que Deus selecionou entre suas criaturas.

* De um sermão pregado em Sidney durante seu ministério na Austrália na década de 1920.
1. James Strong. Concordância Exaustiva - Léxico Aramaico Hebraico e Grego.
2. Este parágrafo foi reorganizado devido a uma digressão do pregador, porém seu sentido foi preservado.
3. Embora a ordem seja definitiva, seu desenvolvimento geográfico não o é. E.g. Bairro, cidade, estado e nação.